Polarização e equilíbrio marcam eleição histórica nos EUA, afirma Gesner Oliveira

0
1058

São Paulo, 08/11/2016 – A eleição presidencial de hoje é histórica. Nunca houve tanta polarização e candidato com posições extremistas com tanta chance de vitória. Esta é a opinião do economista Gesner Oliveira, sócio executivo da GO Associados. Em sua coluna na rádio Bandeirantes, hoje pela manhã, Gesner comentou a importância das eleições americanas para a economia mundial e o nível de polarização entre os dois candidatos.

“A importância das eleições presidenciais americanas é enorme. Trata-se da maior economia do mundo. Estamos falando de cerca de 24,4% do PIB mundial”, afirmou Gesner. A participação do produto americano no PIB mundial era ainda maior no PIB mundial na década de 60, quando respondia por 40% do total. Mas sua relevância ainda é enorme. Os americanos respondem por 10,6% das exportações de bens e serviços e 13,5% das importações mundiais.

Gesner destacou ainda o impacto da economia americana sobre a economia brasileira. “Em 2016 os EUA foram o segundo maior destino das nossas exportações, com uma participação de 12,3% do total exportado, atrás apenas da China (21,3%)”, afirmou. Os EUA, diz ele, são o país de onde importamos a maior parte de nossos produtos, com 17,2% do total de nossa importação.

Para Gesner, a eleição de hoje é histórica por dois motivos. Primeiro, o fato de nunca ter havido um nível tão alto de polarização entre os candidatos, com tamanho equilíbrio. “Um exemplo de polarização foi a eleição de 1972, quando o republicano Richard Nixon venceu por larga margem o candidato democrata, George McGovern. Nixon ganhou em todos os Estados, menos no de Massachusetts. Ao contrário do que ocorre agora, não houve uma disputa tão acirrada”, afirmou.

Outro motivo relevante é o favoritismo de Hillary Clinton que, segundo uma média das pesquisas do site RealClearPolitics, possui vantagem de 2,9 pontos porcentuais em relação ao republicano Donald Trump. “Nunca houve uma candidata mulher com real chance de vitória. Mais do que isso, como favorita”, afirmou.

Rafael Oliveira – rafael.oliveira@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.