Atividade da Construção Civil continua em queda em setembro, diz CNI

0
1140

São Paulo, 24/10/2016 – O nível de atividade da indústria da construção atingiu, em setembro, 41,5 pontos, permanecendo em queda, segundo os dados da Sondagem da Indústria da Construção Civil, divulgados hoje, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mês anterior o índice havia sido de 41,8 pontos.

O indicador de número de empregados permaneceu praticamente estável, em 39,7 pontos, na passagem de agosto para setembro. Estes índices variam de 0 a 100 pontos, portanto valores abaixo de 50 indicam queda da atividade em relação ao mês anterior.

Segundo a pesquisa, em setembro, todos os índices de expectativas para os próximos seis meses mantiveram-se abaixo de 50 pontos, o que indica que os empresários continuam pessimistas.

Dentre os problemas enfrentados pela indústria, a demanda interna insuficiente, assinalado por 38,6% das empresas respondentes, continua sendo o principal problema enfrentado no terceiro trimestre de 2016. Em segundo lugar aparece a elevada taxa de juros com 33,5% das respostas, e em terceiro, a elevada carga tributária com 32,3%.

Já o índice de intenção de investimento aumentou de 26,9 para 28,8 pontos em outubro de 2016, indicando uma maior propensão dos empresários para investir. No entanto, a queda do nível de atividade, o baixo uso da capacidade de operação e as expectativas ainda pessimistas desestimulam os empresários a investir.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.