PIB da Construção Civil deve cair 2,5% em 2016

0
944

São Paulo, 02/09/2016 – No segundo trimestre deste ano o Produto Interno Bruto da Construção Civil recuou 0,2%, em relação ao trimestre anterior, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a construção apresentou redução no volume adicionado de 2,2%. Com esse resultado, o PIB da construção acumula uma queda de 5,0 % em quatro trimestres.

O setor sofre com a crise econômica atual que inibe a demanda das famílias pela compra de novas residências. Destaca-se como principais fatores o aumento do desemprego, a queda da renda das famílias, a confiança em patamar ainda reduzido, e o crédito caro e escasso.
Por outro lado, o setor sofre com os elevados estoques que prejudicam uma retomada mais forte da atividade nos próximos trimestres.

Assim, a GO Associados projeta queda de 2,5% no PIB da Construção Civil para o ano de 2016, o que se configurará como a terceira queda seguida do PIB do setor. Para 2017, a expectativa é que o setor apresente leve recuperação, com crescimento de 1,1%.

Luiz Castelli – luiz.castelli@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.