São Paulo, 02/09/2016 – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat)  defende a continuidade do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, como forma de incentivar as vendas do setor. Segundo o presidente da Abramat, Walter Cover, com a efetivação de Michel Temer na presidência, o setor vai sugerir ao governo estímulos para que haja uma retomada das vendas de matérias de construção, que estão em queda.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Cover defendeu que o governo Temer assegure a continuidade do programa de habitação popular. “O programa já foi responsável por mais de 10% da venda de materiais de construção, fatia que é, atualmente, de 6% “, diz o presidente da Abramat, ressaltando também a importância do programa para estimular as reformas.

Segundo Cover, a oferta de novas linhas de financiamento à compra de materiais de construção pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil é outra medida importante, assim como o aumento da disponibilidade de crédito imobiliário e a necessidade de redução de juros.

A Abramat prevê  queda de 8% das vendas dos fabricantes de materiais neste ano, retração de 4% na comercialização para varejo e recuo de 12% para as construtoras. “A retomada dos investimentos das indústrias do setor depende de taxas de juros menores”, afirma Cover.

Preocupado com a recente apreciação do real, o presidente da Abramat lembra ainda da necessidade de encontrar um patamar de equilíbrio para a taxa de câmbio, próximo a R$ 3,60.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.