Gesner Oliveira: PPI “é um bom começo; agora é esperar a implantação”

0
1025

São Paulo, 15/09/2016 – Até o início deste ano, o investidor não queria ouvir falar de Brasil. À medida que os sinais de reorientação da política econômica foram ficando mais claros, aumentou o interesse. Esta é a opinião do economista Gesner Oliveira, sócio da GO Associados. Para ele, “o Brasil está de volta ao mundo” e, como disse hoje pela manhã em sua coluna na rádio Bandeirantes, o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) apresentado pelo governo contribui nesse sentido.

“O programa é importante para destravar o investimento no Brasil e consequentemente tirar o país da recessão e gerar empregos”, afirmou. Foram apresentados 34 projetos passíveis de concessão. Serão concedidos à iniciativa privada sob diferentes formas quatro aeroportos, dois terminais portuários, duas rodovias, três ferrovias, cinco hidrelétricas e quatro áreas de mineração. Além disso, serão leiloados três campos de petróleo, privatizadas sete subsidiárias da Eletrobrás, três empresas de saneamento e a empresa de loteria Lotex.

Segundo Gesner, a inclusão do saneamento como uma das áreas prioritárias é muito positiva. “Trata-se de uma infraestrutura social com enorme impacto sobre a saúde e o meio ambiente e que tem sido historicamente negligenciada no Brasil”, afirmou. Além das três empresas incluídas, outras empresas estatais poderiam entrar no programa.

Em linhas gerais, diz Gesner, o anúncio correspondeu à expectativa do mercado. “O importante agora é ver como será a implementação do projeto. O diabo mora no detalhes. Mas é um começo. Um bom começo”, concluiu.

 

Rafael Oliveira, rafael.oliveira@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.