Custos industriais caem após seis trimestres de alta, aponta CNI

0
959

São Paulo, 15/09/2016 – O Indicador de custos industriais, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou queda de 1,1% no segundo trimestre de 2016 na comparação com o primeiro trimestre do ano.

Após seis trimestres em alta, a queda do indicador se deu pela forte retração do custo com intermediários importados, de 11,2%, devido à queda na taxa de câmbio observada no segundo trimestre de 2016.

Apesar da valorização do real ter um impacto positivo nos custos intermediários importados, gera por outro lado uma perda na competitividade da Indústria brasileira, tanto no mercado interno quanto no externo.

Um indício disso é o preço em reais dos manufaturados dos Estados Unidos, que apresentaram um recuo de 8,9% , enquanto os custos industriais brasileiros só caíram 1,1%. Desta forma os produtos brasileiros se tornam relativamente mais caros que os importados.

O custo com capital de giro e o custo tributário também apresentaram, no segundo trimestre de 2016, retração de 7,7% e 1,2% respectivamente, ante ao primeiro trimestre deste ano.

custos-industriais

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.