Custo da construção acelera em dezembro, diz FGV

0
1113

O Índice Nacional de Custo da Construção – DI  (INCC-DI) de dezembro registrou uma variação de 0,35%, acelerando em relação à taxa de 0,16% registrada em novembro, segundo os dados divulgados hoje (06) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O grupo relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou taxa de 0,12%. No mês anterior, este índice variou -0,09%. O custo da mão de obra também acelerou, de 0,37% no mês anterior para 0,54% em dezembro.

Desta forma, o Índice Geral de Preços – DI (IGP-DI) de dezembro, no qual o INCC-DI pondera em 10%, apresentou variação positiva de 0,83%. No mês anterior, a taxa registrada foi de 0,05%. O resultado ficou acima da projeção da GO Associados e da mediana do mercado, que eram de alta de 0,70% e 0,69%, respectivamente.

A expectativa é que os IGPs se mantenham em patamar elevado no começo de 2017, na faixa entre 0,90% e 1,0%, puxado pelo grupo IPA industrial, refletindo o preço do minério de ferro, que segue em alta no mercado internacional, e o reajuste do preço do diesel anunciado ontem pela Petrobras. Além disso, em virtude da sazonalidade do período, o grupo IPA agropecuário deve apresentar deflação menos intensa.

(Luiz Fernando Castelli – luiz.castelli@goassociados.com.br e David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.