São Paulo, 12/09/2016 – O Índice de Atividade da Construção Imobiliária (IACI) registrou uma queda de 0,4% em agosto ante julho, quando apresentou retração de 0,5% no anterior. O índice se refere ao metro quadrado de construção.

Na comparação com agosto de 2015, o índice mostrou uma retração de 9,9%. Com esse resultado, a atividade de construção imobiliária acumula queda de 9,4% na média em 12 meses.

O índice de lançamentos (IACI-L), registrou variação negativa de 17,2% em junho, após alta de 5,8% em maio, na série dessazonalizada. Na comparação anual, o índice apresentou forte retração de 66,7% em junho. Em 12 meses, o indicador acumula queda de 42,8%.

Tanto a metragem quadrada em fase de entrega quanto o AICI-L são divulgados com defasagem de dois meses em relação aos demais índices.

Entre as regiões, a região Norte apresenta a maior retração, com -68,4% no acumulado em 12 meses até junho, seguida pelo Centro-Oeste (-63,0%). Já as regiões Sul e Nordeste registram quedas menores dos lançamentos na taxa em 12 meses (-49,2% e -33,0%, respectivamente). Na região Sudeste, a queda é menos intensa do que a registrada pelo Brasil (-33,0%, na mesma base de comparação).

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.