Venda de materiais de construção cai 2,5% em julho, aponta IBGE

0
1034

São Paulo, 13/09/2016 – A venda de material de construção recuou 2,5% em julho ante junho, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada hoje pelo o Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE). Com esse resultado, o grupo de material de construção registra tanto no ano quanto em 12 meses uma queda de 12,9% no volume de vendas. Este resultado acompanha o setor da construção civil, ainda de queda.

Conforme o IBGE, materiais de construção puxaram o comércio varejista ampliado para baixo, com uma variação de -0,5%.

O resultado abaixo do esperado para o comércio varejista ampliado no mês de julho fez a GO Associados rever sua projeção e agora, ao invés de uma queda de 6,8%, estima queda de 7,1% para as vendas do setor. Além disso, dificilmente o setor apresentará estabilidade neste trimestre, fato que deve ficar apenas para o quarto trimestre. Os dados sugerem que o consumo das famílias deve apresentar retração ainda neste terceiro trimestre.

No conceito restrito, o índice nacional de volume de vendas no varejo registrou queda de 0,3% em julho em relação ao mês de junho. O resultado foi pior do que a projeção da GO Associados, que esperava alta de 0,4% no mês.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br e Luiz Castelli – luiz.castelli@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.