Temer apela a empresários para pressionar Congresso e aprovar teto

0
887

São Paulo, 06/10/2016 – O presidente Michel Temer acertou com empresários um plano para pressionar o Congresso a aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) do teto dos gastos públicos, e determinou que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vá à televisão defender o projeto, segundo matéria publicada hoje pelo jornal A Folha de S. Paulo.

Temer reuniu-se, no último sábado (1), com empresários em São Paulo e foi informado de que entidades do setor privado publicarão anúncio nos jornais nos próximos dias defendendo a aprovação do teto de gastos.

Segundo a Folha, Meirelles deverá fazer seu pronunciamento nesta quinta (6), às 20h, em rede nacional de rádio e TV. Ele vai buscar traduzir para a população a necessidade de o governo federal controlar suas contas. O ministro vai dizer que a aprovação do teto dos gastos ajudará o país a recuperar sua credibilidade e a confiança dos investidores, o que permitiria a retomada do crescimento e a redução do desemprego.

A primeira versão do anúncio elaborado pelos empresários, apresentada a Temer, recebeu o título de “Teto de gastos é remédio indispensável” e terá a assinatura de entidades de representação empresarial, entre elas as federações das indústrias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os empresários também prometem entrar em contato diretamente com deputados para pedir apoio à proposta de emenda constitucional que cria o teto dos gastos públicos federais.

Nas conversas com empresários, Temer afirmou que sua proposta funcionará como “meu Plano Real”, porque vai permitir fazer o “ajuste fiscal, combater a inflação e reduzir o desemprego no país”.

De acordo com a matéria, o anúncio dos empresários diz que a “economia brasileira está doente” porque o governo “gasta mais do que arrecada”.

Segundo eles, isso gerou quebradeira de empresas e 12 milhões de desempregados. Os empresários dizem que “não há alternativa” para solucionar a crise a não ser impor um limite aos gastos públicos e fazer o que as pessoas e empresas já fazem: “gastar só o que arrecada”.

No domingo (9), Temer planeja reunir cerca de 400 deputados governistas, em jantar no Palácio da Alvorada, para convencê-los a aprovar no dia seguinte, no plenário da Câmara, a emenda constitucional em primeiro turno. A meta do governo é concluir a votação na Câmara ainda neste mês, dando tempo para que o Senado vote a medida antes do fim do ano.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.