Secretário de Transportes da Capital conclama parceria na APEOP

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Paulo Façanha, Carlos Eduardo Lima Jorge, João Octaviano Neto e Reinaldo Kalil

Algumas horas antes do esperado jogo entre Brasil e Sérvia nesta quarta-feira, o auditório da APEOP estava lotado para receber o secretário de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, engº João Octaviano Neto. Na abertura do encontro, o presidente da entidade, Carlos Eduardo Lima Jorge, ressaltou o trabalho que vem sendo feito junto às empresas associadas no sentido de estimular a formação de grupos de estudos para projetos em parceria entre os setores público e privado.

O secretário João Octaviano iniciou sua fala com o que ele classificou como uma boa notícia: a publicação (prevista) até final de julho do edital para concessão do Terminal de Ônibus Princesa Isabel, na capital paulista. Este seria o primeiro da série de 27 terminais que deverão passar para a iniciativa privada. “Além da administração do terminal, será também permitida a exploração do direito de laje, o que facilitará o equilíbrio das receitas”.

Com uma análise crítica sobre o sistema viário da Capital – destacando que atualmente possui 15 mil ônibus circulando no mesmo viário há 30 anos sem crescimento, com velocidade nos corredores de ônibus que gira entre 18 a 20 km/h – João Octaviano cobrou do setor empresarial novas ideias, novas tecnologias, que podem e devem ser apresentadas à Prefeitura.

Nos debates que se seguiram à apresentação do secretário, alguns empresários cobraram retorno mais ágil por parte da Administração municipal, de projetos e propostas de parcerias que já estavam colocadas à apreciação da Prefeitura.

Um consenso ficou claro durante a reunião: a necessidade de formação de um Fundo Garantidor consistente que dê segurança jurídica e econômica para novos projetos de Parcerias. O secretário inclusive fez referência às oportunidades nesse sentido que estão disponíveis através do MIGA – Multilateral Investment Guarantee Agency, do Banco Mundial.

Outros pontos debatidos: a necessidade de flexibilização das regras para retrofit (que possibilitará o melhor uso da região central da cidade); o maior uso do sistema VLT, que poderá abrir oportunidades para médias empresas.

Finalizando a reunião, o secretário garantiu a abertura de um canal direto com a APEOP para desenvolvimento de novos projetos.

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