Pelo menos 15 Estados têm interesse em privatizar saneamento, diz BNDES

0
798

São Paulo, 24/10/2016 – A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, disse nesta sexta-feira (21) que pelo menos 15 Estados já manifestaram interesse no programa de privatização de empresas de saneamento do banco, cujas condições devem ser anunciadas em duas semanas, segundo matéria publicada pelo jornal A Folha de S. Paulo.

“Acredito que pelo menos 2/3 dos Estados vão participar”, disse ela em entrevista após sua palestra, na qual falou que “entre 15 e 18” Estados já demonstraram interesse. Maria Silvia não quis, porém, adiantar os nomes dos interessados, alegando que é preciso ainda ter uma manifestação formal. Até agora, o único que anunciou seu interesse publicamente foi o Rio.

Segundo a Folha, o programa de privatização do saneamento é uma das prioridades da gestão de Maria Silvia e tem como objetivo fomentar a universalização do atendimento de água e esgoto nos Estados que serão apoiados pelo banco.

“Quanto mais eu conheço dados do setor, mais envergonhada eu fico”, afirmou a presidente do BNDES, citando como exemplo o fato de o Brasil ser o 112º colocado em uma lista de 200 países referente ao atendimento de água e esgoto. Segundo ela, detalhes do programa serão anunciados em duas semanas.

Marques disse ainda que os dados de desembolsos do BNDES divulgados na quinta (20), que mostraram queda de 34% em 2016, refletem a retração econômica, mas já há sinais de desaceleração da queda. “A boa notícia é que a taxa de queda começa a admitir”, comentou, completando que o movimento já indica possibilidade de recuperação da economia para 2017.

De acordo com o jornal, questionada sobre a possibilidade de 2016 fechar com o menor volume de desembolsos desde 2008, ela disse que o banco não tem uma meta. “Essa é a diferença com relação ao governo anterior”, afirmou, citando os aportes feitos pelo Tesouro no BNDES para ampliar a presença do banco.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.