Moreira Franco descarta indexação em concessões

0
910

São Paulo, 27/10/2016 – A possibilidade de o governo vir a adotar a indexação como solução para proteger os investidores estrangeiros do risco cambial nas concessões de infraestrutura, foi descartada ontem pelo o secretário-executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Moreira Franco, segundo matéria publicada pelo jornal Valor Econômico.

Segundo ele, o governo despertou para a necessidade de encontrar mecanismos financeiros para reduzir o risco cambial após viagens ao Japão e Inglaterra.

“Estamos mobilizando nossos companheiros do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], Banco do Brasil e Caixa Econômica para enfrentarmos a questão do risco cambial. Temos que encontrar outra solução para o risco cambial que não seja a indexação, que nos trouxe experiências catastróficas [no passado]. Temos que usar toda a imaginação e conhecimento [para encontrar a solução]”, disse Moreira Franco, na Rio Oil & Gas, evento do setor petrolífero, no Rio de Janeiro.

De acordo com o valor, o secretário-executivo do PPI acrescentou que o objetivo do governo é fortalecer o setor de óleo e gás como um todo, e não somente a Petrobras.

“O setor está assim [em crise] porque, ao invés de a política ter se voltado para fortalecer o setor, foi focada em uma empresa [a Petrobras] e o setor foi obrigado a viver os problemas dessa empresa. O objetivo do governo é fortalecer o setor. A Petrobras é fundamental para o país e a recuperação é vital [para a economia, mas é o setor que deve ser fortalecido. É com o fortalecimento do setor que a Petrobras terá vitalidade”.

Para uma plateia de executivos da indústria petrolífera, o secretário disse que o governo está atento à agenda das petroleiras e que as “medidas que são pleito do setor serão atendidas e encaminhadas”.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.