Focus: Mercado melhora projeção para PIB de 2016 e 2017

0
1004

São Paulo, 19/09/16 – Segundo o boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central, a mediana do mercado para a projeção do PIB deste ano e do ano que vem melhoraram. Para 2016, a expectativa  de queda diminuiu de 3,18% para 3,15%. Já para 2017, a mediana subiu para 1,36%, ante alta estimada de 1,30% na semana passada. Os recentes sinais de estabilização e recuperação da atividade econômica têm feito o mercado melhorar suas projeções para atividade. A GO Associados possui uma projeção menos otimista, com queda de 3,2% para o PIB deste ano e modesta alta de 1,0% para 2017.

A projeção para a inflação deste ano sofreu leve queda, passando de expectativa de 7,36% para 7,34%. A recente queda dos preços dos alimentos no atacado e nos indicadores semanais de inflação ao consumidor sugerem que a pressão do grupo pode ser menor que a esperada para este ano. Para 2017, a expectativa para o IPCA permaneceu estável em 5,12%.

A taxa de câmbio é outra variável que sofreu leve revisão para este ano, subindo de R$ 3,25 para R$ 3,30, com a perspectiva de alguma redução na liquidez global, especialmente por parte do Fomc (comitê de política monetária do Banco Central americano), que deve elevar os juros este ano.

Por outro lado, a projeção para a taxa Selic permaneceu estável em 13,75% para este ano. E em 11,0% para o ano que vem. Desta forma, a maior parte do mercado ainda acredita que o processo de flexibilização da política monetária comece apenas em novembro, última reunião do Copom no ano. Tal visão é compartilhada pela GO Associados, que também acredita que não deve haver queda dos juros na próxima reunião em outubro.

(Luiz Castelli – luiz.castelli@goassociados.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.