Especialistas debatem PPP para locação de unidades habitacionais

0
987

São Paulo, 10/11/2016 – A Prefeitura de São Paulo reuniu ontem (9) especialistas da academia e do mercado imobiliário para debater o modelo de parceria público-privada proposto para instalação de unidades habitacionais para locação social na região central, segundo matéria publicada no portal Diário Comercio e Indústria (DCI). O projeto propõe a reforma de edifício desocupados e poderá gerar, na primeira fase, 440 unidades habitacionais.

“Nós temos os imóveis, temos a causa social como norteadora desses empreendimentos. É um projeto inédito porque visaria a permanência da população de baixa renda no centro de São Paulo em situação digna. E o centro vai ser requalificado a partir de iniciativas como esta”, afirmou Haddad na abertura do debate, realizado na sede da Prefeitura.

Segundo o DCI, a reforma dos edifícios deverá receber investimentos de cerca de R$ 40 milhões. No modelo proposto, os parceiros privados seriam responsáveis pelas obras, obtenção de licenças e financiamento, além da conservação, manutenção e administração dos condomínios.

As empresas seriam autorizadas a explorar comercialmente espaços no térreo dos edifícios. Já a Prefeitura ofereceria os imóveis e teria como obrigação a fiscalização, indicação de demanda e o pagamento de contraprestações.

Para residir nos imóveis, os moradores destinam de 10% a 15% de sua renda mensal para o programa. Famílias moradoras de áreas de risco, idosos e mulheres em situação de violência poderiam ser os primeiros beneficiários.

Outras vantagens do modelo proposto são a possibilidade de regulação do mercado de aluguéis por parte da Prefeitura e o incentivo, também, À construção civil, no mercado de reforma e retrofit.

Para acessar a matéria completa, clique no link abaixo:

Matéria – DCI

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.