Editorial APEOP

0
1035

São Paulo, 05/09/2016 – A Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), em seu papel de promover e desenvolver o setor, está lançando o PORTAL APEOP. Aqui os nossos associados e o público em geral poderão encontrar todas as informações necessárias para acompanhar e atuar em um setor que passa por profundas transformações e é fundamental para a economia do país.

Nós vivemos um período dramático nos últimos anos. Nossas empresas já enfrentaram e superaram muitas crises no passado, mas o que vem ocorrendo desafia qualquer gestor, mesmo os mais experientes. Esperamos, com o conteúdo aqui oferecido, ajudar nessa travessia.

A crise fiscal aguda que atingiu todos os níveis da administração pública paralisou canteiros de obras por todo o país, suspendeu pagamentos de serviços já realizados e praticamente congelou o lançamento de novos projetos e editais. Esperamos que as coisas comecem a melhorar com os aprendizados que essa grave crise proporciona.

Já vemos iniciativas dos governantes em reconhecer a necessidade de ter contas equilibradas e também em promover investimentos na precária infraestrutura nacional, estadual e municipal.

Vários estudos mostram que investir em infraestrutura é o melhor caminho para promover o desenvolvimento econômico. Num primeiro momento, as obras movimentam a economia, geram emprego, renda e vendas de insumos. Depois de prontas, as obras aumentam a produtividade, melhorando o transporte de produtos e pessoas e também a saúde e a educação públicas no caso de construção de escolas e hospitais, por exemplo.

Mas como conciliar a necessidade de fomentar obras públicas com o imperativo de reduzir gastos para equilibrar as contas? Essa é uma das várias questões que serão debatidas aqui. Uma das respostas é o aumento de parcerias entre o setor público e o setor privado, e por isso teremos aqui um painel completo e atualizado das PPPs.

Mas não são apenas questões econômicas que impactam nosso setor. As transformações normativas estão também a pleno vapor. O Congresso Nacional debate novas formas de contratação de obras públicas que podem mudar nossa atuação. Trazer luz e contribuições ao que se debate muitas vezes a portas fechadas nos gabinetes de Brasília é outra prioridade deste novo espaço.

Aqui também teremos as principais notícias do nosso setor, artigos de renomados especialistas e de nossos associados, índices econômicos que orientam o dia a dia de nossas empresas e estudos de alto nível elaborados pela CBIC e pelos nossos parceiros da GO Associados.

Bem-vindos ao PORTAL APEOP, uma obra aberta à espera de suas valiosas contribuições.

Luciano Amadio Filho
Presidente da APEOP

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.