Economia ainda deve apresentar retração no terceiro trimestre

0
885

São Paulo, 19/08/2016 – O Banco Central divulgou hoje que o índice de atividade econômica IBC-BR, calculado pelo próprio órgão, apresentou queda de 0,09% em julho em relação a junho.

O resultado divulgado hoje decepcionou, principalmente depois de uma alta no mês de 0,7% no setor de serviços, conforme divulgado pelo IBGE na última sexta-feira. A GO Associados previa alta de 1,0% no mês, e a mediana do mercado, segundo a coleta do Broadcast/Estadão, era de alta de 0,3%. Nenhuma instituição previa queda.

Na comparação com julho de 2015, o IBC-Br apresentou queda de 5,2%, resultado inferior a queda de 2,9% registrada no mês passado. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada do índice é de 5,6%.

Este resultado negativo do IBC-BR para o mês de julho indica que o PIB ainda deve apresentar queda nesse terceiro trimestre. A GO Associados projeta queda de 0,1% para o PIB no período, na comparação com o segundo trimestre. E queda de 2,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2015.

Reforça tal percepção o fato de vários indicadores antecedentes para a indústria indicarem queda para o setor em agosto, como a forte retração de 14,1% (dados dessazonalizados pela GO Associados) da produção de veículos em agosto, conforme divulgado pela Anfavea. Tal resultado é bastante adverso, pois a indústria é o setor que vem apresentando os principais indícios de recuperação.

Para 2016, a projeção da GO Associados é de queda de 3,2% para o PIB e modesta recuperação de 1,0% para 2017.

Luiz Fernando Castelli – luiz.castelli@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.