Destaques da imprensa 13/12

0
1303

Setor privado sinaliza retomada de obras de infraestrutura

São Paulo, 13/12/2016 – Consultores, empresários e economistas, apesar das incertezas políticas e dos juros ainda altos, mostram otimismo com a possibilidade de voltarem a investir em obras de infraestrutura a partir do ano que vem, segundo matéria publicada no Jornal Valor Econômico.

Um interlocutor do setor ferroviário diz que o setor está otimista com a possibilidade de renovar as atuais concessões. “Mesmo com as incertezas, o Brasil não vai deixar de exportar minério de ferro, por exemplo”, diz.

 Segundo o Valor, a ampliação do período entre o lançamento dos editais do PPI e a assinatura do contrato e o fim da modicidade tarifária são apontadas como alguns dos fatores com influência direta do governo que aumentaram o otimismo da iniciativa privada. A maior capacidade de diálogo do atual governo também foi elogiada.

 

Governo acelera discussões sobre medidas econômicas

São Paulo, 13/12/2016 – O presidente Michel Temer, pressionado pelo agravamento da crise política, aproveitou a viagem que fez ontem para São Paulo para acelerar as discussões sobre medidas econômicas, segundo matéria publicada no jornal Valor Econômico.

Entre as mudanças microeconômicas, está a flexibilização do marco regulatório do petróleo, na qual deve ser retirada a obrigação de conteúdo local mínimo por item e subitem (produtos e serviços), antecipada pelo Valor na semana passada.

 Segundo o Valor, entre as iniciativas vistas como indesejadas pelo comando da equipe econômica, estaria a redução do compulsório voltada para renegociação de dívidas das empresas e um novo Refis, que conta com forte apoio no Congresso e no empresariado. Em meio a essas discussões, o governo prepara o anúncio da renovação, em bases permanentes e com algumas alterações para dar mais flexibilidade, do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), política criada ainda no governo Dilma Rousseff.

A pedido da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, deve receber o presidente da entidade, José Carlos Martins, amanhã para tratar de estímulos para o setor.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.