Destaques da imprensa 11/01

0
848

Temer reunirá núcleo de infraestrutura para tentar retomar grandes obras do PAC

São Paulo 11/01/2017 – O presidente Michel Temer retoma nesta quarta-feira (11) o formato de reuniões de núcleos do governo e deverá tratar pela primeira vez da retomada ou tentativa de celeridade das grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

O presidente comanda uma reunião do núcleo de infraestrutura no Palácio do Planalto para, segundo fontes do governo, tratar de obras do PAC “de maior vulto e peso”. Segundo o Estadão, o objetivo é que sejam estabelecidas prioridades de execução até 2018, quando encerra seu governo.

O presidente discutirá as prioridades e tentará fazer uma combinação entre o que é possível e o que é urgente. A partir desta discussão, o ministro do Planejamento desenhará um cronograma de execução a ser aprovado pela Fazenda e pelo Planalto.

De acordo com Estadão, entre os presentes na reunião com Temer, além de Dyogo Oliveira, ministro do  Planejamento, estarão o secretário-executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Moreira Franco; e os ministros das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; dos Transportes, Maurício Quintella; Meio Ambiente, Sarney Filho; Casa Civil, Eliseu Padilha; Integração, Helder Barbalho; e Defesa, Raul Jungmann.

Para ler a matéria completa, clique no link abaixo:

Matéria – Estadão

 

Petrobrás chama estrangeiros para obra do Comperj

A Petrobras retomou as obras no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), alvo de investigações da Polícia Federal na Operação Lava Jato. A empresa lançou licitação para construir a unidade de processamento de gás natural (UPGN), que vai receber o gás natural produzido a partir de 2020 no pré-sal da Bacia de Santos, segundo matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

No entanto, dessa vez a Petrobras convidou apenas empresas estrangeiras para participar da concorrência, segundo fonte da estatal diretamente envolvida na concorrência. De acordo com a matéria, grandes construtoras nacionais, envolvidas no esquema de corrupção, estão proibidas de fechar contrato com a estatal.  A nova fornecedora deverá substituir a brasileira Queiroz Galvão, que, envolvida na Lava Jato, abandonou a obra.

Segundo o Estadão, 30 empresas foram convidadas a participar da licitação. A lista inclui fornecedores de diferentes nacionalidades – como a chinesa Chalieco e a australiana Energex Energy. Mais da metade já tem operações no Brasil – como a alemã ThyssenKrupp e a espanhola Acciona. Mas pelo menos nove não mantêm sequer escritório no País.

Para ler a matéria completa, clique no link abaixo:

Matéria – Estadão

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.