Infraestrutura espera ações do governo para retomar investimentos

São Paulo, 19/01/2017 – Diante da crise econômica, o governo precisa trocar a roda com o carro andando para promover a retomada dos investimentos em infraestrutura e gerar empregos. O que está para acontecer mais rapidamente são os leilões para concessão de infraestrutura de transportes, ainda no primeiro semestre. Mas o mercado quer que algo seja feito nesse hiato, segundo matéria publicada no jornal O Valor Econômico.

As primeiras licitações federais estão marcadas para março e abril, mas o início do canteiro obras é para dali um ano. Vão a leilão em março os aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre e dois terminais portuários para combustíveis em Santarém (PA). Segundo a matéria, um terceiro terminal para movimentação de trigo, no Rio de Janeiro, será licitado em abril, conforme edital publicado na semana passada.

Conforme mostrou o Valor, uma das ações para reanimar o mercado é retomar obras paradas. A Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está conversando com a Caixa Econômica Federal  e o Ministério das Cidades com o intuito de que seja criada uma linha de financiamento para que as prefeituras possam tomar empréstimos em condições especiais e concluir obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ficaram paradas, pois os municípios não conseguiram arcar com sua parte.

Segundo Carlos Eduardo Lima, presidente da COP, a estimativa é que haja um estoque de 1.600 obras nessa situação, com valores de R$ 500 mil a R$ 10 milhões. A estimativa é que haja algo de concreto até fim do primeiro trimestre.

Para ler a matéria completa, clique no link abaixo:

Matéria – Valor Econômico

 

Governo estuda elevar valor de imóvel do Minha Casa, Minha Vida

O governo tenta fechar com as construtoras nas próximas semanas um pacote de estímulo ao setor que envolva o aumento do teto do valor dos imóveis que podem ser enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida, segundo matéria publicada no jornal  Folha de S. Paulo. Neste pacote haverá novas regras para multas no caso de desistência pelo comprador e melhoria nas fontes de financiamento das incorporadoras.

Segundo a matéria, além de socorrer as companhias que vêm sofrendo com o aumento dos distratos (cancelamentos de contrato), o governo espera que as medidas ajudem na geração de empregos. O setor promete 150 mil novas vagas.

Sem os ajustes, os construtores argumentam que será muito difícil cumprir a meta anunciada pelo próprio governo Michel Temer de contratar 600 mil unidades pelo Minha Casa, Minha vida ao longo deste ano. Para isso, seria preciso flexibilizar algumas das regras vigentes.  As alterações estão sendo discutidas por representantes da Caixa, dos ministérios do Planejamento e das Cidades, além de empresários.

Para ler a matéria completa, clique no link abaixo:

Matéria – Folha

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.