Construção imobiliária segue em declínio, mas retração diminui, diz MCC

0
1010

O Índice de Atividade da Construção Imobiliária (IACI) registrou pequena queda de 0,3% na metragem quadrada em construção em setembro em relação a agosto deste ano. A retração foi bem menor quando se compara agosto ante julho, quando havia sido de 1,1%. Em comparação a setembro do ano passado, o índice, divulgado pelo Monitor da Construção Civil (MCC), mostra forte retração de 11,6%.

Considerando dados dessazonalizados, o IACI Residencial, que compõe o índice total, teve ligeira elevação de 0,4% em setembro, após 30 meses de queda consecutiva. Na média em 12 meses, o indicador acumula recuo de 9,5%. As obras do tipo comercial, por sua vez, permanecem em queda. O IACI Comercial apresentou recuo de 5% na margem, acumulando retração de 15,7% em 12 meses.

Segundo o relatório de setembro do MCC, “ainda que a tendência de melhora dos índices de confiança se mantenha, a acentuada retração observada no índice de lançamentos deve continuar restringindo a atividade da construção nos próximos meses”.

O Índice de Atividade da Construção Imobiliária (IACI) mede a área em construção (em fase de fundação, estrutura ou acabamento) de obras imobiliárias residenciais, comerciais, de turismo e outras, com abrangência nacional.

iaci

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.