Concessão de rodovias em SP terá apoio financeiro internacional

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São Paulo, 17/11/2016 – O vencedor da licitação da Rodovia do Centro-Oeste Paulista, lançada neste mês pelo Governo do Estado, num novo modelo de concessão, deverá receber financiamento da International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial.  A instituição comunicou oficialmente essa intenção, no dia 9, em Washington, por meio de uma carta-compromisso, segundo matéria publicada pelo portal do Diário Oficial do Estado de SP.

A chancela técnica da IFC, instituição de desenvolvimento global do grupo do Banco Mundial, atesta que o modelo de negócios do governo paulista é adequado ao mercado internacional e financeiramente viável, o que garante mais segurança aos investidores.

Segundo o portal, a nova versão das concessões, apresentada pelo Governo paulista no dia 4, contou com a parceria da IFC, que mostrou soluções de outros projetos analisados no mundo e certificou os números do Estado.  Com isso, a avaliação é de que a concessão tem bom potencial para atrair investidores.

O programa prevê a concessão de quatro lotes de rodovias.  O primeiro é o da Rodovia do Centro-Oeste Paulista, que prevê a recuperação e a duplicação da pista de Florença, na divisa com o Paraná, até Igarapava. O investimento total será de R$ 3,9 bilhões. O segundo é a Rodovia dos Calçados, que começa em Itaporanga e chega até o polo calçadista de Franca. As obras exigirão investimento de R$ 4,5 bilhões em 30 anos.  A Rodovia do Litoral Paulista, que liga Miracatu, no sul do Estado, a Ubatuba, no extremo norte, tem 343 quilômetros. Há ainda um trecho no Rodoanel Norte.

De acordo com o portal, o programa estadual de concessões de rodovias paulistas foi apresentado no dia 10 a investidores internacionais, em Nova York, pelo Council of the Americas (COA), organização internacional que visa ao desenvolvimento econômico e social de países americanos.

Para os usuários das rodovias, a nova concessão trará, entre outros benefícios, valor flexível da tarifa de pedágio, de acordo com horário e movimento, sistema de wi-fi ao longo de todo o percurso para comunicação on-line com o motorista, além da redução de 19%, em média, no valor das tarifas de pedágio existentes, mais desconto de 5% nas tarifas para quem utilizar o modo eletrônico de pagamento de pedágio.

O Estado possui a maior e melhor rede rodoviária do Brasil. De acordo com a última pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), as 19 melhores rodovias do Brasil ficam em São Paulo e estão no programa de concessões do Estado.

 

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

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