Bancos sugerem isentar captação externa para obras

0
961

São Paulo, 09/11/2016 – Banqueiros de instituições públicas, privadas e estrangeiras discutiram ontem, em seminário promovido pelo jornal Valor Econômico em Brasília, formas de canalizar o escasso crédito subsidiado e as isenções de impostos para viabilizar financiamentos privados de obras de infraestrutura dentro do pacote anunciado há dois meses pelo governo Michel Temer.

Reunidos no seminário Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil, os banqueiros delimitaram o papel das instituições públicas para garantir recursos para o setor e também apontaram soluções para viabilizar desde já que uma boa parte dos projetos sejam financiado com dinheiro privado, conforme reportagem do Valor Econômico.

Segundo o Valor, Alexandre Bettamio, presidente para a América Latina do Bank of America, defendeu a criação de uma debênture dolarizada para financiar infraestrutura com isenção de Imposto de Renda e a possibilidade de empresas emitirem instrumentos híbridos de capital e dívida, seguindo o modelo hoje permitido para instituições financeiras.

O presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, destacou o papel do governo e Congresso em garantir regras macroeconômicas e regulatórias estáveis e previsíveis, que por si só abrem caminho para que o interesse e a inovação do setor privado apresentem alternativas para financiar os projetos e mitigar riscos.

A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, disse que, durante a travessia para um modelo em que o setor privado financia a maior parte dos projetos de infraestrutura, não faltarão recursos do banco público, mas com premissas que priorizem projetos com retorno social maior do que o econômico.

De acordo com a matéria Maria Silvia, procurou afastar rumores de que pudesse haver falta de recursos do banco para financiar os projetos de infraestrutura anunciados. “Nunca dissemos que não há recursos para financiar infraestrutura”, disse ela. “O que dissemos é que mudaram as premissas de financiamento.”

Para ler a matéria completa, clique no link abaixo:

http://www.valor.com.br/brasil/4770703/bancos-sugerem-isentar-captacao-externa-para-obras

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.