Bancos estatais e FI-FGTS poderão financiar até 70% dos projetos de concessão e logística

0
952

São Paulo, 13/09/2016 – O governo vai permitir que os bancos públicos financiem até 70% das obras do programa de concessão em infraestrutura e logística do governo federal, segundo a matéria publicada hoje no jornal Valor Econômico. Nada impede a participação também dos bancos privados.

Segundo uma fonte do Valor envolvida de perto nas negociações, estes bancos, que incluem o  BNDES, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica federal e o FI-FGTS – braço de investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, terão juros subsidiados para parte desse empréstimo de até 70%. No Caso do FI-FGTS o empréstimo será feito com taxas de juros de mercado.

“O FI-FGTS poderá entrar com até 35% do financiamento desses 70%”, explicou a fonte ao Valor. O fundo tem R$ 12 bilhões em carteira para ajudar a alavancar as concessões do governo.

A fonte ressaltou que o empréstimo será diluído com todo mundo e que não terá operação para empréstimos-ponte. “Será um consorcio com bancos públicos e privados. Uns entrarão com dinheiro e outros com fiança”, afirmou a fonte ao jornal.

Hoje o presidente Michel Temer coordenará, às 11h, no Palácio do Planalto a primeira reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Este programa é uma das principais apostas do governo para a retomada de investimentos no país. Segundo o jornal, o governo vai bater o martelo sobre as regras para que os interessados nas concessões consigam o empréstimo.

David Abreu – david.abreu@goassociados.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.