Apesar de queda da indústria, produção de bens de capital avança em agosto

0
1148

São Paulo, 04/10/2016 – O IBGE divulgou há pouco que a produção industrial brasileira apresentou queda de 3,8% em agosto. Apesar da forte queda do setor no mês, a produção de bens de capital cresceu no mês, 0,4%.

Dentre as grandes categorias de produção industrial, bens de capital foi a única categoria que apresentou alta no mês e é a única que apresenta sinais mais claros de recuperação. Depois de atingir o nível mínimo de produção em dezembro de 2015, a quantidade produzida em agosto, dessazonalizada, é 12,9% maior.

Por outro lado, as demais categorias de produção continuam apresentando resultados bastante fracos. A produção de bens intermediários apresentou queda de 4,3% em agosto e atingiu o menor nível desde dezembro de 2008 na série dessazonalizada.

A categoria de bens de consumo não duráveis caiu 0,9% no agosto, e também segue trajetória de nível recorde de baixa. E a categoria de bens de consumo duráveis caiu 9,3% em agosto, e devolveu praticamente toda a alta observada nos três meses anteriores.

Tal resultado mostra que, apesar dos resultados um pouco melhores que o setor vinha apresentando nos últimos meses, ainda se baseia em um início de recuperação bastante frágil.

(Luiz Castelli – luiz.castelli@goassociados.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.